Como corrigir dentes tortos ou desalinhados? CEIPE - Clínica Odontológica Joinville

Como corrigir dentes tortos ou desalinhados?

Como corrigir dentes tortos ou desalinhados? CEIPE - Clínica Odontológica Joinville

É fato que um sorriso bonito aumenta a autoconfiança, como também a qualidade de vida das pessoas. Para aqueles que têm dentes tortos ou encavalados, uma boa notícia: com a evolução da odontologia estética há tratamentos muito eficazes para o realinhamento dos dentes.

Confira neste artigo como corrigir dentes tortos ou desalinhados.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são indicados quando ocorre má oclusão, conhecida como mordida errada (mau encaixe da arcada dentária superior com a inferior), para corrigir dentes tortos ou encavalados, falta de dentes, espaçamento entre os dentes e bruxismo.

É recomendado que os pais levem seus filhos já a partir dos 7 ou 8 anos para realizar uma avaliação ortodôntica. Com isso, é possível verificar a necessidade de realizar o tratamento e quando é o melhor momento de iniciá-lo (que pode variar para cada caso). É importante ressaltar também que pessoas de todas as idades podem fazer o procedimento, desde que indicado e acompanhado por um dentista.

O tratamento em conjunto com outras especialidades como periodontia, implantodontia, cirurgia bucomaxilofacial e dentística (estética) possibilita um melhor resultado na reabilitação oral. A falta de dentes, por exemplo, é um fato muito presente em adultos e, em alguns casos, para recuperá-los com implantes é preciso ortodontia prévia.

Saiba mais sobre quando usar aparelho ortodôntico nas dicas de saúde bucal da CEIPE.

Facetas e lâminas em porcelana

Se, no seu caso o problema for apenas estético e não precisar de aparelhos ortodônticos, então como corrigir dentes tortos ou desalinhados? Por sua facilidade e resultados estéticos, o procedimento de faceta dentária tem sido cada vez mais procurado.

As facetas dentárias são próteses de porcelana fina, coladas na frente dos dentes, proporcionando um sorriso perfeito. São usadas para corrigir dentes manchados ou desalinhados. Uma das vantagens deste procedimento é que o desgaste do dente é mínimo, em torno de apenas 0,5 mm da porção da frente do dente.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana agregam ganhos estéticos e de resistência. Dentes com muitas restaurações dentárias, com desgastes severos por bruxismo e mal posicionados podem ser recuperados perfeitamente com esta técnica.

Facetas em resina composta

As facetas em resina composta são menos populares porém oferecem algumas vantagens. O tempo de tratamento é bastante inferior ao das facetas de porcelana. São ideais para urgências estéticas como uma entrevista de emprego, formaturas e casamentos.

Lente de contato dental

A lente de contato dental é uma lâmina de porcelana ultrafina que corrige imperfeições como espaçamentos, fraturas e manchas, além de fazer correções suaves na cor e na forma dos dentes. É um procedimento não invasivo, resistente, com grande durabilidade e com excelentes resultados. Não há necessidade de desgaste dos dentes naturais para fixação das lâminas.

Conclusão

Agora que você já sabe como corrigir dentes tortos, busque as informações mais detalhadas sobre o seu caso. Independentemente do tipo de aparelho ou técnica estética a ser utilizada, todo o procedimento deve sempre ser feito e acompanhado por um cirurgião-dentista. A indicação e o monitoramento pelo especialista garantirão a eficácia e a segurança do tratamento.

CEIPE – CRO 350 – Responsável Técnico: Dr. Rafael Oliveira Rosa – CRO 2225

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *